Pensando Em Abrir Teu Próprio Negócio?


Um Bilhão Ao Facebook


Empreender com o YouTube é o sonho de quase toda uma formação. Porém não é descomplicado ter um canal de sucesso. Segundo Iberê Thenório, criador do Manual do Universo, canal com mais de 7 milhões de cadastrados, é preciso trabalhar com muito profissionalismo e seriedade para se relevar. “É muito fácil fazer um canal. Penoso é mantê-lo vivo e em crescimento”, reitera o youtuber. Junto a sua mulher, Mariana Fulfaro, Thenório é responsável por conceder vida a um dos canais de mais sucesso do YouTube. Em 8 anos de trabalho, de imediato publicaram mais de 1.100 videos, superando um bilhão de views.


Thenório foi convidado para palestrar na décima edição da Campus Party Brasil 2017, que ocorre no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, até o próximo sábado, 4 de fevereiro. O youtuber reuniu em sua apresentação outras dicas e ideias para quem neste momento tem um canal ou está pensando em entrar na plataforma - cerca de metade do público que assistia a tua palestra.


Para o youtuber, é possível fazer sucesso no YouTube lançando um canal de nicho. “O dificuldade é que a extenso maioria quer estourar e fazer sucesso entre o amplo público, como os youtubers populares.” Segundo Thenório, é menos difícil ser bem-sucedido trabalhando com públicos mais segmentados. “Ganhar patrocínios com menos registrados se torna muito mais viável se você atende uma faixa específica”, diz Iberê.

  • Setenta e um Quem é vivo
  • Siga sempre as pessoas que fazem re-twitte ao seu assunto
  • 6º Grau = 1% de comissão sobre isso as vendas
  • Apresente-se aos presentes
  • First click free - pra assunto pago

Antes de lançar o seu canal, faça a si mesmo a pergunta: o que você podes dar de desigual, em ligação a quem prontamente conversa sobre este foco? “Se esses youtubers fazem tanto sucesso dessa forma, é em razão de têm alguma coisa de especial”, diz. Desse jeito, Thenório recomenda que os novatos busquem o máximo de sugestões sobre isso os concorrentes.


Uma das maiores preocupações dos iniciantes é com os objetos. Contudo, na visão de Thenório, essa não deve ser a prioridade de quem quer se lançar na plataforma. “Nós gravamos vários vídeos com smartphone e sentimos que o que de fato importa são os focos abordados.” Assim sendo, antes de sair investindo em câmeras e microfones caros, imagine no tema que vai doar no teu canal.


Faça um exercício: liste, no mínimo, cinquenta pautas para os próximos vídeos que pretende colocar no ar. Um canal só terá sucesso se tiver filmes publicados com regularidade - e isso só vai suceder se você realizar um planejamento. “Para ter ideia, somente no ano passado publicamos 214 vídeos”, alega o youtuber.


Uma das estratégias fundamentais para o crescimento do canal Manual do Mundo foi a parceria com sites e outros youtubers. “Foi o que nos alavancou, com certeza”, diz Iberê. Porém não basta mencionar ou mostrar-se nos filmes de outros canais. “Tem que haver uma troca de experiência e assunto. Pra Mariana Fulfaro, quem está pensando em empreender nessa área deve se capacitar.


Há cursos gratuitos disponíveis a respeito do tema. “Numa data em que quase toda gente quer ser produtor de tema, é primordial se profissionalizar da melhor maneira possível”, admite. Para quem espera um ligeiro regresso financeiro, a youtuber faz um alerta: pode conduzir meses ou anos até que você obtenha reconhecimento e retorno financeiro - caso isso aconteça. “É uma área cada vez mais disputada. Nós demoramos 3 anos pra receber nosso primeiro real”, diz Mariana. Ela sugere que os empreendedores estreantes busquem conteúdos mais “patrocináveis”, com canais de nicho. “Mesmo com menos cadastrados, a promessa de conseguir parcerias e patrocínios é maior”, diz.


Bacana De Audiência E Merchan, Claudete Renova Com Tv Aparecida
Como Transformar A Lasanha Gostosa Em Prato Fenomenal
Mulher Que Disparou Pela Sede Do YouTube, Pela Califórnia, é Identificada